A tecnologia VoIP é um ponto de partida para as
empresas que pretendem maximizar o relacionamento com o cliente e dependem da
telefonia para manter esse contato estreito. Para entender mais sobre esse universo e saber quais
vantagens seu negócio pode ter com o uso do VoIP e com a melhoria no
relacionamento da empresa com fornecedores, clientes e colaboradores, acompanhe
nosso artigo.
Corte de custos nas ligações com o VoIP. A principal
vantagem listada na telefonia VoIP para as empresas é a economia na conta
telefônica. Em geral, para ligações nacionais, o corte de custos fica a partir
de 40%.O grande salto aparece para quem precisa fazer contatos internacionais,
situação em que essa tecnologia garante até 80% de queda nas suas despesas.
O VoIP não segue o mesmo tipo de cobrança do telefone comum
e só precisa ter uma conexão à internet e possuir um sistema próprio para
funcionar. Em geral, a instalação do serviço VoIP demanda um investimento
inicial que não acontece quando se usa outro tipo de telefonia. No entanto, o
retorno desse investimento geralmente é coberto a partir do terceiro mês de uso
da tecnologia de voz pela internet.
Voz como ‘apenas’ um dos serviços. A telefonia
VoIP garante um diferencial ainda difícil de ser batido pelos outros
modelos. Como a conexão para garantir uma ligação desse tipo de tecnologia é
pela rede mundial de computadores, sua empresa pode adquirir sistemas
automatizados que permitem outros tipos de serviços que vão além da
comunicação por voz.
Nesta lista estão:
• mensageiros eletrônicos;
• chamadas entre computadores com custo zero de ligação; • possibilidade de realizar videochamadas e fazer conferências; • envio de dados; • compartilhamento de informações; • identificador de chamadas; • reencaminhamento de chamadas. |
Isso quer dizer que o contato com seu cliente ou parceiro
pode ficar mais estreito e completo quando se usa VoIP, uma vez que ele não
fica restrito apenas ao uso da voz.
Em alguns casos, softwares podem integrar a tecnologia VoIP
com outras formas de atendimento ao cliente, como o CRM (Customer Relationship
Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), ampliando o poder de
venda do seu negócio.
Conectado de praticamente qualquer lugar. Essa possibilidade
de universalizar o contato com seus clientes também estende-se para
funcionários e outros colaboradores. Como os smartphones hoje em dia
possibilitam acesso à internet e ainda permitem a instalação de diferentes
softwares, o VoIP pode deixar sua empresa com acesso facilitado a quem trabalha
externamente.
Além do contato de voz, o recurso multimídia da tecnologia
permite discutir novas estratégias com vendedores, por exemplo, e enviar a eles
documentos e arquivos que facilitam o trabalho conjunto, mesmo que estejam a
quilômetros de distância da empresa.
Mesmo número em qualquer lugar. A telefonia VoIP garante
que um mesmo número de contato seja disponibilizado para um aparelho, estando
ele na sede da sua empresa ou em outro país. Na prática, isso garante que
qualquer contato com esse número seja caracterizado como uma ligação local. Só
é necessário ter uma conexão à internet, seja o wi-fi de um hotel ou
restaurante, seja o pacote de dados de uma operadora de telefonia.
O VoIP ainda permite redirecionamento de chamadas, o que
abre um leque para sua empresa receber contato de qualquer lugar do Brasil e do
mundo como se estivesse fazendo ou recebendo uma ligação local.
A partir do conhecimento desses itens, você agora tem muito
mais conteúdo para avaliar as vantagens que a tecnologia de voz pela internet,
ou VoIP, pode oferecer para a sua empresa.
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